quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas Para Prevenir e tratar a Osteoporose

Se conhecermos as causas é possível evitar o problema



A osteoporose pode ser uma doença devastadora, mas a boa notícia é que é evitável.
Aqui, nesse breve guia, selecionamos algumas medidas simples que você pode adotar para diminuir, ou mesmo eliminar o risco.
A seguir relacionamos 17 dicas, essências  que de acordo com os especialistas, servem de roteiro para se compreender mais a fundo as causas da patologia, e mais importante, quem sabe, até erradicá-la de vez de sua pauta das "doenças inevitáveis".

Começando pela Dieta:

Beba o seu leite. Queijos com pouca gordura, leite desnatado, iogurte desnatado, e com reduzido teor de gordura (exceto queijo cottage) são fontes saudáveis de cálcio que você precisa para construir ossos fortes. Produtos lácteos fortificados também têm a vitamina D necessária para a uma boa absorção de cálcio.

Coma verduras à vontade. Vegetais de folhas verdes dispõem de muito cálcio, além de potássio e vitamina K que você precisa para bloquear a perda de cálcio dos ossos. Encha-se de brócolis, couve e acelga.


Sirva-se de soja. A soja contém não só cálcio mas também estrógenos vegetais, e ajuda a manter a densidade óssea. Substitua a farinha regular pela farinha de soja e insira também o leite, o queijo e o cereal de soja na sua alimentação.
No lanche, prefira salgadinhos assados de soja à amendoins, salgadinhos e biscoitos mais calóricos e menos nutritivos.

Não exagere na proteína. Alto consumo de proteínas pode aumentar a sua perda de cálcio.
Limite a ingestão de cafeína para menos de três xícaras de café por dia, uma vez que a cafeína faz com que o organismo elimine cálcio mais facilmente. Não se esqueça dos refrigerantes à base de cola e guaraná, nem do chá mate.

Coma cebola. Estudos mostraram que aqueles que têm a cebola em sua dieta diária sofrem uma redução de 20% no processo de degradação óssea, que pode levar a osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário